Mais uma vitima das " praias do Barreiro "

Adolescente de 11 anos morre afogado na praia de Alburrica


Um rapaz de 11 anos morreu ontem afogado na praia fluvial de Alburrica, no Barreiro, onde tomava banho com mais três amigos. Segundo fonte dos Bombeiros Sul e Sueste, o corpo foi encontrado por um popular cerca das 17.00 próximo do local onde a criança se terá afogado.O comandante dos Bombeiros Sul e Sueste, António Manuel dos Reis, revelou ao DN que o alerta do desaparecimento do jovem foi recebido pelas 16.10. "Recebemos um telefonema do Bar do Bento [espaço explorado pela família do antigo guarda-redes do Benfica] a pedir ajuda", conta, acrescentando que, de imediato, foram enviados para o local oito homens desta corporação.Só que a corrente era forte, uma vez que a maré estava a vazar, e foi necessário accionar a Polícia Marítima e os Bombeiros de Salvação Pública do Barreiro."É uma zona de correntes fortes e águas muito turvas", sublinhou o comandante.Segundo a Polícia Marítima, os jovens estariam a fazer uma espécie de corrida, nadando entre o areal e a bóia de sinalização para as embarcações. Ninguém sabe ao certo o que terá acontecido, mas os menores estavam sozinhos na praia, que está interdita a banhos pelas autoridades de saúde devido à poluição das águas. Às buscas - feitas em terra e no rio por 27 homens, 17 dos Bombeiros Sul e Sueste, cinco dos de Salvação Pública (incluindo mergulhadores) e cinco elementos da Polícia Marítima - juntaram-se vários populares e foi um deles, pescador e bom conhecedor da zona, que acabou por encontrar o rapaz, já sem vida.A praia fluvial de Alburrica é uma das mais frequentadas da zona ribeirinha do Barreiro, embora esteja interdita a banhos há anos. Apesar dos avisos das autoridades de Saúde, que têm alertado para a má qualidade da água, com a chegada do calor a população ignora os alertas. Desde 1 de Junho,e segundo dados da Marinha, já perderam a vida sete pessoas (contando com esta), quatro em praias vigiadas. O primeiro caso deu-se em Aveiro. Dias depois, mais duas mortes: uma em Peniche e outra na Apúlia. Seguiu-se Lagos, Nazaré, Gaia e agora Barreiro. Até final de Junho, a Marinha realizou 82 operações de salvamento nas praias. com LUSA


Retirado do Diario de Noticias ON Line.
Isto é revoltante, todos os anos no Verão no Barreiro existe o mesmo problema, jovens que vão para as " praias " e tentam fazer maratonas de natação até ás boias e depois acaba em acidente. Para alem desses problemas a zona tem muitas correntes e zonas de piso falso.
Seria prudente a camera municipal do Barreiro pensar em minimizar esta situação, colocando por exemplo um vigia nas praias pois apesar de tudo cada vez existe mais jovens a frequentar as mesmas.
A todos os pais que residam nesta zona, por favor mesmo que pensem o meu filho não vai para a praia, ALERTEM, pois os jovens por vezes dizem que vão fazer uma coisa e acabam por fazer outra e os pais que lamentavelmente não tem disponibilidade para acompanhar os filhos durante as ferias escolares, pensam que está tudo bem e pode aparecer uma má noticia.
ALERTEM OS VOSSOS FILHOS
Bruno

Nenhum comentário: