Inteligencia / Demencia

Pois é, tenho andado desde Sábado a pensar, em como abordar este assunto.
Surgiu após a informação de um individuo que eu conheço ter sido detido na TVI, por supostamente se ter barricado no parque de estacionamento da respectiva estação.
Já conheço a pessoa há algum tempo e nos ultimos tempos tem mostrado realmente sinais de demencia, deixou de ter conversas com sentido, passou a dizer coisas do mais disparatado possível, mas entre as coisas que vai dizendo, mostra a pessoa inteligente que é.
É uma pessoa que possui conhecimentos de Quimica, muito bons, sempre preparado para fazer estudos e desenvolvimento de projectos.
Não sei o que leva as pessoas a ficarem neste estado, se calhar são demasiado inteligentes para o mundo em que vivemos, apenas sei que este individuo no espaço de 1 ano caiu vertiginosamente.

Já agora sobre este mesmo assunto, não entendo pois a pessoa em questão após se ter barricado na TVI, foi detido e levado para o Hospital, onde supostamente em casos destes devem fazer uma avaliação Psiquiatrica. Como podem deixar uma pessoa, que está SOZINHO no mundo, que tem as ideias mais disparatadas do mundo, que apresenta uma postura desiquilibrada, andar por ai sem ser internado??? Será que para a proxima ele tem que matar alguem???? Será que é necessário as pessoas cometerem verdadeiros actos de loucura para serem internados???

9 comentários:

carvoeirita disse...

é muito complicado..as pessoas mantem a formação, os conhecimentos, a lucidez interior, a do conhecimento..perdem é a aptência de traduzir essa vivencia para a realidade.
Infelizmente também conheço um caso assim..pessoas com tanto para ensinar ao mundo mas que se perdem dentro de si..dentro do seu próprio raciocinio..e não sei se o internamento é a melhor solução.
Esta pessoa que eu conheço entra em delirio quando é retirada do ambiente que conhece, onde se sente aconchegado, felizmente a filha está em casa e ele fica numa casinha que dantes era de arrumos dentro da propriedade da casa da filha e é absolutamente independente, calmo..sempre perdido dentro da sua cabeça, mas estavel..enquanto que no centro psiquiatrico entrava em delirio, que estava na guerra e estava a ser torturado por espiões...
não há respostas certas para estes problemas..acho que tem que ser adaptado as reacções de cada doente.
beijinhos

Rita disse...

A vizinha da minha sogra vive com a mãe de 70 e tal anos, tem 40 e tal e sofre de Esquizofrenia. Entre muitas outras coisas tem a mania da perseguição e bate na mãe. A minha sogra passa a vida a chamar a polícia. Às vezes levam-na para o hospital, fica lá uns dias e depois volta na mesma. Como é que vai ser quando a mãe dela morrer e ela ficar sozinha???
Jokas

Pandora disse...

Só quando algo de "mau" ou de grave acontece é que as pessoas fazem algo...por vezes já é tarde , muito tarde...
bjs...mts...

Belzebu disse...

Por acaso ouvi qualquer coisa sobre o assunto, mas como ignoro tudo o que se relaciona com a TVI, não dei muita atenção! Mas é claro que pessoas que atravessam estados de alteração comportamental e que eventualmente se podem tornar perigosas, deveriam ser acompanhadas por técnicos e eventualmente serem internadas e medicadas. Como vivemos num país em que as medidas preventivas são sempre descuradas, provavelmente só depois de ele cometer algum crime é que lhe darão atenção!

Aquele abraço infernal!

Rafeiro Perfumado disse...

Barricar-se num parque de estacionamento? Ainda bem que não havia nenhum campo de futebol perto, senão era isso que ele escolhia...

Anônimo disse...

É uma situação muito complicada
Eu uma vez por pouco não agredi uma pessoa que tem distúrbios graves, porque ela ofendeu-me gravemente e eu ia-me passando.
Se o fizesse eu era preso e essa pessoa era impune por ser considerada louca

Maísa disse...

Já reparaste que também não se pode internar as pessoas, assim sem mais nem para quê.
Essas pessoas dificilmente admitem terem problemas de foro psiquiátrico, e esse por norma tem de ser o 1º passo para uma possivel cura.
Não deve ser uma situação nada fácil, ainda mais que o sr mora, ou está sózinho.
Beijinho e bom fim de ssemana.

Safira disse...

Tenho uma ex colega que teve um breakdown e também esteve internada durante umas semanas. É uma coisa muito estranha ver uma pessoa, com quem temos contacto regular, passar-se assim de um dia para o outro... as doenças do foro psiquiátrico são complicadas, e acho que no caso em que as pessoas não sejam manifestamente capazes de se valer a elas próprias e não tenham familiares responsáveis por elas, o Estado deveria inibir a sua permanência nas ruas. É perigoso para as pessoas e para eles mesmo. Deveria haver mais centros para doentes mentais. Não quero dizer que se encarcerem, mas que lhes sejam garantidos medicação e acompanhamento.

Bruno disse...

Carvoeirita : Acho que todos nós conhecemos um ou outro caso, mas lamentavelmente por vezes tentamos ignorar.

Rita : Os hospitais não tem condições e o governo tem uma solução fácil para esta situação fecha os hospitais em vez de investir no melhoramento.

Arco-Iris : O maior cego é aquele que não quer ver.

Belzebu : Quando ele fizer qualquer coisa de má já é tarde para uma recuperação, apenas vai ter uma punição.

Rafeiro Perfumado : O gajo era um bacano, olha lá se o gajo se fosse barricar no comboio Lisboa - Sintra, parava tudo e mais alguma coisa e alguns iriam demorar a chegar a casa.

Troca Letras : A violência não é solução para nada.

Ternura : A avaliação psiquiátrica serve exactamente para avaliar se as pessoas tem problemas e mesmo que não admitam os mesmos serem internados.

Safira : Este tipo de coisas acontece a qualquer pessoa as nossas cabeças não valem nada.