Esta aconteceu comigo.

Galp Gas...

Depois do que aconteceu em Setúbal, acho que devo contar a minha história com a Galp Gas, até porque é importante todas as pessoas terem isto em atenção.

Há cerca de 3 meses mudei de casa. Claro que tive que ir alterar os contratos pois a casa é usada e tem cerca de 4 anos. Alterei a luz, água e gas. Tudo isto correu muito bem até a data que recebo a visita, previamente agendada, de uma empresa enviada pela Galp Gas. Esta empresa (Ecainsp) veio para verificar se a instalação estava em condições de ser usada, claro que eu estava descansado pois o antigo proprietário estava a usar a instalação e não foram efectuadas quaisquer alterações desde a instalação original. Os técnicos verificaram o contador, estava tudo bem, verificam depois as medições de CO, quando ligam apenas a caldeira estava tudo bem, mas quando ligam a caldeira e o exaustor a coisa complicou, pois parece que o valor previsto na lei é cerca de 50 ppm e aqui em casa chegou aos 600ppm. Os Srs da empresa que veio efectuar os ensaios informaram que a instalação não estava apta a funcionar e retiraram o contador de gas, ficando eu sem gas. Pedi o certificado de calibração do analizador por eles utilizado e apresentam uma cópia de um certificado emitido pelo ISQ onde entre várias informações normais neste tipo de certificados também apresentava uma anomalia, pois dizia que a distância de medida era de 70 e mais nada. Fiquei na duvida se era 70 mm, 70 cm, 70 mt, 70 Km, e não percebi. Disse que o certificado tinha uma anomalia mas não serviu de nada lá tive que ficar sem gas. Disseram os senhores que era para minha segurança e eu até acredito e agradeço mas e o antigo proprietário não merecia a preocupação por parte destes senhores???? Será que os outros moradores que têm a instalação desde o inicio do predio não merecem a atenção devida e podem morrer sem ninguém ter nada a ver com isto???

Perguntei isto à Setgas e à Galp Gas e a resposta foi a mesma em ambos os lados, antigamente não eram efetuados este tipo de testes e como tal as instalações eram abertas sem qualquer problema. Agora isto é uma norma que tem que ser cumprida mas..........apenas nas novas instalações, ou seja se for um cliente mais antigo pode morrer a vontade que a Galp não tem nada a ver com isso. Perguntei porque não efetuam testes em todos os clientes já instalados para as pessoas poderem estar em segurança em casa e a resposta foi: "claro que podemos efetuar esses testes desde que pedidos pelo cliente e os custos também suportados pelo cliente", tal como aconteceu comigo.
Apesar de já achar isto bastante mal nem sequer enviam uma carta a informar destes riscos.
A solução que tive foi retirar o motor do exaustor para me religarem o gas e o que acabei foi por ficar sem gas 2 dias.

Já agora se isto vos acontecer vou dar umas dicas para se safarem 2 dias sem gas.

1º- Começar a pensar em fazer dieta, pois se diminuir o número de refeições por dia poupa na loiça que se tem que lavar com água fria caso não tenha máquina de lavar loiça. Já agora as refeições tem que ser pratos frios pois não tem gas para aquecer.

2º- Tomar banho, isto sim uma verdadeira aventura, olhar para a água a correr a deitar vapor (psicológico) e pensar que vamos entrar. Bem é como .... não é como nada não tem explicação.

Resumindo, tenham cuidado pois podem ter uma grande fonte de problemas em casa e uma fonte de intoxicações.

Cuidado

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

POis eu tive uma experiência também estranha, em que só aceitaram ligar a treta do gás à terceira visita. Fiquei com toda a sensação que se tivesse havido uma gratificação, aquilo se tinha resolvido à primeira...

Paulo disse...

Dá-lhe gaz!!

Ana Luisa disse...

Por essas e outras é que na minha casa nova o gás continua em nome do anterior proprietário. Ou seja, como estava ligado não há crise podemos usar, mas se forem lá e aquilo não passar toca a gastar uns trocos.Ainda p/cima só fazem inspecções pedidas pelo cliente apesar de ser obrigatório fazê-las de 2 em 2 anos?!Não deve ser para perceber!

Bruno disse...

Rafeiro Perfumado: Não sei se é com gratificação ou então existe outra técnica, pois a pessoa disponiblizou logo o numero de telefone de uma empresa que resolveria o caso. Não sei mas posso analizar isto de 2 formas.

Paulo Sempre: Pois isso era o que eu queria mas foi realmente dificil.

Russita: Pois olha tambem fiquei um pouco admirado com os valores cobrados para mudar os contratos de nome. No fim de tudo pensei se não teria sido melhor deixar tudo no nome do antigo proprietário.
Quanto a inspecções eles só as fazem a pedido dos clientes para poderem ter uma forma de cobrar a inspecção. Pensas que eles são parvos???